segunda-feira, 30 de novembro de 2015

"Ondas do Mar de Vigo" / "Na Fonte está Lianor"



Ondas do mar de Vigo,
se vistes meu amigo!
E ai, Deus!, se verrá cedo!

Ondas do mar levado,
se vistes meu amado!
E ai Deus!, se verrá cedo!

Se vistes meu amigo,
o por que eu sospiro!
E ai Deus!, se verrá cedo!

Se vistes meu amado,
por que hei gran cuidado!
E ai Deus!, se verrá cedo!

Martim Codax

 Mote:
Na fonte está Lianor
Lavando a talha e chorando,
Às amigas perguntando:
- Vistes lá o meu amor?


Posto o pensamento nele,
Porque a tudo o amor obriga,
Cantava, mas a cantiga
Eram suspiros por ele.
Nisto estava Lianor
O seu desejo enganando,
Às amigas perguntando:
- Vistes lá o meu amor?

O rosto sobre ua mão,
Os olhos no chão pregados,
Que, do chorar já cansados,
Algum descanso lhe dão.
Desta sorte Lianor
Suspende de quando em quando
Sua dor; e, em si tornando,
Mais pesada sente a dor.

Não deita dos olhos água,
Que não quer que a dor se abrande
Amor, porque, em mágoa grande,
Seca as lágrimas a mágoa.
Despois que de seu amor
Soube novas perguntando,
De improviso a vi chorando.
Olhai que extremos de dor!

                Luís Vaz de Camões

POEMA DE CAMÕES – “NA FONTE ESTÁ LIANOR…”
ANÁLISE AO POEMA


A) - O Tema Neste poema é a “Coita de Amorpelas saudades do amado.

Camões coloca Lianor no centro de todo o sofrimento amoroso. Ao longo do poema mostra uma figura feminina sofredora, capaz de tornar o canto em suspiros;
- “Cantava mas a cantiga eram suspiros por ele”, e quanto mais saudades tinha mais mágoa e dor sentia.

Na 1ª, Estrofe -  Lianor tem o pensamento e o desejo confusos, e vai junto das amigas perguntando se viram o seu amor, por quem o seu coração suspira.

Na 2ª. estrofe Lianor com os olhos pregados no chão, cansados de tanto chorar, suspende a sua dor, mas quando consciente sente ainda mais forte essa dor.

Na 3ª. EstrofeLianor está em grande mágoa e recusa acalmar a sua dor.Esta mágoa só acalmará quando souber novas do seu amor.

B)- Este Poema poderá, ser dividido, em duas partes:

1ª. Parte Tem a ver com a 1ª estrofe, onde Lianor está a cantar de dor pela ausência do seu amado.

2ª. Parte É relacionada com a 2ª. e 3ª. estrofe onde o poeta vai descrevendo
o estado de espírito da donzela, ao longo da espera pelo seu amado.


C) - Camões apresenta no poema:

Os Sentimentos:
Tristeza : “… a cantiga eram suspiros por ele.”. Engano:  “…o seu desejo”, Saudade:  “Vistes lá o meu amor?”. Quando pensa nele:  Dor”…suspende-a
de quando em quando”. Tormento: “Mais pesada sente a dor”.  “Mágoa” …em mágoa grande”.

As Sensações:
Lianor está claramente a transmitir :-
Sofrimento, Saudade, Tristeza e Mágoa.


D) – Aspecto Temático

O poema é simples e tem um cunho tradicional, ao gosto popular, em que o poeta se aproxima de situações caracteristicas dos “Cantares de Amigo”, tais como os desempenhos de tarefas por parte das raparigas, das confidências entre elas e dos próprios cenários onde a acção é passada (aqui é a fonte onde Lianor vai buscar água).
 Camões chega ao ponto de utilizar muitas palavras cujos verbos (chorar, perguntar, tornar, enganar, lavar) são, propositadamente, conjugados no gerúndio, para realçar a expressão e duração dos sentimentos de
Lianor.


E) – Aspecto Formal

O poema é uma “cantiga” formada por um “mote de 4 Versos”, onde é dado a conhecer oTema, e 3 estrofes de 8 versos cada , onde se desenrola o história do poema. Quanto à rima, é emparelhada (AABB) e interpolada ou oposta (ABBA), em todo o poema. Quanto à métrica, é uma redondilha maior ou seja,  formada por versos de 7 sílabas.

Presença da Lírica Trovadoresca em Camões

O início do séc. XV foi marcado pelas guerras com Castela, e daí a poesia ter caido no esquecimento por existirem valores mais altos, os da defesa do reino.
Só na 2ª. metade daquele século é que regressou, em força, com um género totalmente diferente do anterior concebida nos palácios, a chamada “Poesia Palaciana”, mais apurada, atraente e variada, pois era escrita por cortesãos e para eles.

Os poetas palacianos não esqueceram os temas comuns aos trovadores medievais, no que respeita ao Amor, que confirma até ao infinito a dor de amar, a morte de amor, a falta de coerência do serviço amoroso, mas numa linguagem poética abstrata, mais dedutiva, e não num plano tão sofredor e real, como era na 1ª. parte da Idade Media.
A nova poesia distinguia-se quanto à forma por 4 composições, a primeira das quais era:

A Cantiga:  Expressava temas amorosos, tinha o Mote de 4 ou 5 versos e glosa de 8 a10 versos.

E assim Camões estava no rasto da Poesia Trovadoresca Galaico-Portuguesa, tanto nos aspectos formais, como nos temáticos.

Fontes:……..portuguesonline.no.sapo.pt
                        http://www.luso-livros.net/segundo-periodo-medieval/

Azeitão, 20.11.2015
Carmo Bairrada



“CAMÕES-LIANOR”

Ó coração sofredor,
Ao qual tanta Lianor
Provocou penas sem fim,
Porque sofres tanto assim?
E porque fazes sofrer
Quem chora por tanto te querer
E não sabe disfarçar
A dor de tanto te amar?

Esta pobre Lianor
Que sofre por teu amor,
Mas canta para não chorar
E caminha a perguntar
Com os olhos rasos de água,
O porquê de tanta mágoa…
Por onde anda o seu amor
Que lhe causa tanta dor?

Já cansada de chorar,
Detém-se a meditar…  
Esconde nas mãos o rosto,
Afasta um pouco o desgosto…
Não é que a dor adormeça,
Mas embora não pareça,
Ainda não fugiu a esperança
Do seu rosto de criança!...


Elita Guerreiro*14/11/2015

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