quarta-feira, 8 de março de 2017

Dia da Mulher


Mulheres

São chamadas de Marias
Ou de outro nome qualquer
São rebentos de alegria
São, decerto, uma Mulher

Delas nasce a própria vida
Que outras vidas gerará
Tinta suave, esbatida
Que uma tela pintará

Nelas pulsa o coração
Qual suave maresia
As mulheres são emoção
Portadoras de magia

São a própria valentia
Que às vezes tomba no campo…
Enfrentando a cobardia
Choradas por lenço branco

Oh ! Mulheres do meu país
Ou de outro país qualquer
Vós sois a própria raiz
Da força de uma mulher

Falai mesmo amordaçadas
Se a violência vos tocar
Oh! Mulheres de qualquer país
Não vos deixeis maltratar.

Sendo ou não sendo Marias
Não se esqueçam de abraçar
Os sonhos e alegrias

Que em vós tendes a pulsar.

Adalberta, 2017




Sou Mulher do vento que passa, das ondas que me vão refrescando, do sol que me vai aquecendo o corpo, da alma que é feita de maresia.

Sou Mulher da praia deserta por onde ando a vaguear, sem tempo e sem rumo, só tenho o mar como mundo, as conchas que me abraçam, as pedras que falam comigo, as águas azuis que me envolvem… tudo vem deste mar, que é só meu, onde deixo todos os sonhos e os meus pensamentos... livres…

SOU MULHER EM LIBERDADE!
Azeitão, 08-03-2017

Carmo Bairrada


8 de Março : São Elas…

Falem-me de sacrifício
Falem-me de injustiça
Falem das descriminadas
Falem-me de frustração

De desejo sem esperança
Do alento a acabar
Da alegria truncada
De bofetadas sem mão

E falem-me do amor
Sem o reconhecimento
Falem-me da exigência
De ter abnegação

E desses sonhos sonhados
E nunca, jamais, vividos
E dos pedidos lançados
E da desilusão

Falem de mães e irmãs
Das avós e das moçoilas
Das criadas, das peixeiras
Das padeiras, das caixeiras
Das velhinhas, das miúdas
Das que nunca são citadas
E jamais reconhecidas…

Falem-me das Mulheres, então !


Mercedes Ferrari

8 de Março 2016

Sem comentários: